Trocando o Óleo

Todo sistema mecânico com partes móveis carece de alguma forma de lubrificação, a mais comum delas é o óleo mineral ou sintético. O lubrificante garante que não haja contato direto metal/metal, além de resfriar o sistema e prover outros benefícios através dos aditivos inseridos no óleo.


Conferindo o nível de óleo

De forma geral, o ideal é fazer a troca do óleo a cada 200h ou 2 meses, o que ocorrer primeiro. Esta costuma ser uma informação consensual entre os fabricantes, porém não basta trocar o óleo, é necessário completar o nível também.

Todo compressor tem um sistema de alívio no cárter e é comum que parte do óleo evapore através dele ou até mesmo através dos anéis. Dependendo das condições de operação (peças mais desgastadas, dias mais quentes, local de instalação pouco ventilado) é esperado que o nível abaixe mais rápido ou lentamente, compressores artesiano são os que mais drenam óleo devido ao longo período de funcionamento sem intervalo, quando comparados aos compressores com reservatório.

Nível de óleo visto através do visor

Alguns compressores possuem vareta de óleo no lugar de visor, basta retirar a vareta e verificar o nível através das marcações nela.

Um baixo nível de óleo significa algo crítico, pois pode fundir o cabeçote, ao passo que um alto nível de óleo se traduzirá em óleo respingando pelo suspiro do cárter e, em alguns casos, entrada de óleo na rede de ar e complicações futuras de funcionamento na placa de válvulas e válvula de retenção.

PS: ao conferir o nível de óleo, lembre-se de que o compressor não pode ter funcionado pelos últimos 5 minutos, de modo que que todo óleo tenha escoado de volta para o cárter.

Para que o sistema funcione corretamente, existem aditivos que são inseridos na composição do lubrificante para garantir que ele terá boa performance e vida útil, algum deles são:

  • Antioxidantes: evita a oxidação do lubrificante (enquanto houver o aditivo) devido ao contato com o oxigênio do ar
  • Anticorrosivos: como o ar carrega umidade, este aditivo protege os metais da corrosão criando uma fina película protetora
  • Antiespumante: evita a formação de espuma devida a agitação do óleo dentro do cárter. Essa espuma é indesejada pois acelera o processo de oxidação do lubrificante, aumenta o calor retido no óleo e permeia menor lubrificação do sistema

Trocando o óleo do seu compressor periodicamente, você garante maior vida-útil dos componentes e maior rendimento do seu equipamento, o que se traduz em um menor consumo de energia e um ar mais limpo.

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